A estreita margem de manobra dos planos de saúde

agenciaweber

agenciaweber

O STJ, tribunal brasileiro mais qualificado para decidir sobre legislação federal, reformou decisão e deu ganho de causa à Sul América em caso que pode gerar precedente relevante.
Na questão decidida, definiu-se aquele que talvez fosse o limite de manobra dos planos de saúde, em relação aos deveres de manter o fornecimento de serviços aos contratantes.

Explica-se:

O Direito possui diversas forças aparentemente conflitantes, mas que, dada a unicidade do próprio Direito, têm de ser resolvidas de forma harmoniosa dentro dele próprio.

Nesse sentido, existe uma norma que estipula como regra geral que o empresário e a empresa têm o direito de reger seus negócios, alterá-los, diminuí-los, expandi-los da forma que lhes for mais conveniente.

Por outro lado, norma já histórica do Direito Civil determina o “pacta sunt servanda”, ou seja, “o pacto deve ser observado”, não sendo possível realizar a alteração unilateral dos contratos, por mais nobre motivo que seja.

No caso dos planos de saúde, existe ainda um ponto extra: o mercado é extremamente regulamentado, de modo a diminuir ainda mais as margens de manobra dos planos de saúde, pois até mesmo a rescisão de contratos tem motivos pré definidos em regulamento.

No caso decidido pelo STJ, definiu-se que é permitido ao plano de saúde alterar modelo de custeio e do próprio plano, mas deve manter as condições de cobertura que o contratante aposentado ou demitido possuía quando vigente o contrato de trabalho.

Nesta situação específica, um aposentado ingressou em juízo com o objetivo de manter para si o plano de saúde coletivo empresarial que possuía enquanto ainda era empregado, exigindo a mesma cobertura e valores da época em que trabalhava.

A Sul América contestou, argumentando que, quando do desligamento desse funcionário, havia firmado novo plano coletivo para a empresa, abrangendo todos os empregados, não podendo manter o contrato anterior.

O STJ, seguindo o entendimento exposto pela sentença de primeiro grau, determinou que, para a manutenção do plano, o aposentado deveria pagar a mensalidade do novo contrato firmado entre a seguradora e a empresa, mas a cobertura deveria ser mantida.

Entretanto, como mencionado acima, a respeito das “tensões” entre normas aparentemente contraditórias, o direito do plano de repactuar com a empresa possui limites, não podendo ocasionar onerosidade excessiva ao consumidor ou discriminação contra o idoso.

De qualquer modo, é um importante precedente, merecendo a atenção de consumidores e dos próprios planos de saúde.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!