A obrigação de resultado nas cirurgias plásticas e os pacientes com problemas psicológicos

agenciaweber

agenciaweber

No artigo anterior, esclarecemos mais um pouco sobre nosso pensamento a respeito da obrigação de profissionais da área médica em relação à obtenção ou não do resultado desejado.

Principalmente no que foi postado no site Jusbrasil, muitos colegas fizeram comentários extremamente relevantes, que muito contribuíram para pensarmos cada vez melhor o tema, embora sem a pretensão de encerrá-lo definitivamente.

Na ocasião, falamos que mesmo considerando a cirurgia estética uma obrigação de resultado, ainda assim existiriam fatores que estariam além dessa suposição, tendo em vista certa imprevisibilidade médica sobre alguns aspectos, como a forma de cicatrização de certos cortes.

Mas, para além disso, o colega Rafael Guimarães fez um pertinente comentário, que nos abre um novo campo de discussão:

"O problema maior nisso é que uma parcela da clientela dos cirurgiões plásticos sofre de transtornos psicológicos, que leva tais pessoas a jamais se sentirem satisfeitas com o resultado obtido, não importando o quão perfeitamente estético tenha sido este. Há um distúrbio chamado "dismorfia corporal" (também conhecido como Transtorno Dismórfico Corporal ou Síndrome da Distorção da Imagem) e no qual a pessoa nunca se satisfaz com a própria aparência. Estas pessoas, se tiverem recursos financeiros para tanto, são clientes contumazes de cirurgiões plásticos, permanentemente insatisfeitas com a própria imagem. Hoje muitos cirurgiões rejeitam clientes que lhes relatam que já passaram por outras cirurgias, um fidedigno indício de que tais pessoas os levarão futuramente a tribunais, mais uma vez insatisfeitas com o resultado da cirurgia."

De fato, isso existe e representa um risco jurídico real aos profissionais da área médica, embora se resuma, talvez, mais em um problema de saúde do que de justiça.

Curiosamente, poucos dias depois, tive acesso a uma decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina que negou indenização a uma paciente insatisfeita com a cirurgia plástica a que havia se submetido.

Ela havia relatado, no processo, que realizou rinoplastia e que isso lhe gerou prejuízo à respiração, fazendo com que tivesse que se submeter a uma nova cirurgia, dessa vez para corrigir o desvio de septo nasal que a rinoplastia teria causado.

Em perícia judicial, não se constatou sequer a dificuldade de respiração, menos ainda a relação que teria com a rinoplastia.

A ação foi julgada improcedente, mas o que mais chama a atenção foi parte a fundamentação do relator, nos seguintes termos: "Não se nega que a cirurgia estética é uma obrigação de resultado, mas não ficou demonstrado que o resultado prometido não foi alcançado. Não há nos autos nenhuma prova de que a apelante tenha sofrido algum dano com o procedimento cirúrgico realizado".

O que chama a atenção aqui é que imputou-se à paciente que reclamava o dever de comprovar que o resultado prometido não foi alcançado, algo que, nas obrigações de resultado, costuma ser imputado ao prestador do serviço.

Concordamos com o posicionamento do desembargador, pois, além da subjetividade inerente ao caso e as questões de problemas psicológicos relacionados à própria aparência, algo mais comum do que se imagina, atribuir a responsabilidade de prova ao profissional da medicina seria colocar-lhe a espada sobre a cabeça e entregar ao paciente uma condição de poder absoluto, segundo o qual a simples alegação de insatisfação geraria automaticamente responsabilidade de indenizar.

Não se ignora que muitos profissionais da área já estejam adotando de longo tempo práticas preventivas, como a realização de desenhos e outras formas de pré visualização do resultado, mas o formato da decisão mencionada acima parece ser muito adequado para a solução deste tipo específico de caso de obrigação de resultado, embora, no nosso entender, talvez não deva ser o modelo a se utilizar para outros setores que também atuam com obrigação de resultado.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!