Atividades fora do escritório que podem ser benéficas para o mundo dos negócios

agenciaweber

agenciaweber

Por Luara Lua Pereira de Marinis | Especial para o Blog do Corretor

Descansar corretamente e repousar a mente de maneira adequada são fundamentais para o bom funcionamento no trabalho. O melhor de tudo é quando o profissional consegue juntar o momento de lazer e descanso com atividades/hobbies que também podem ajudar no trabalho.

Há algumas atividades em específico que melhoram a concentração, raciocínio e lucidez. Para tal, separamos essas que podem ser úteis e de grande valia para o bem-estar em geral (mental e físico) e para o dia a dia dos negócios.

Yoga

Para empreendedores e qualquer um que trabalhe no mundo dos negócios, a vida profissional pode gerar cansaço e acúmulo de estresse com o passar dos anos e cuidar de si mesmo e se exercitar é fundamental para aumentar e, sobretudo, manter a produtividade. O yoga, por ser um exercício filosófico e físico, que trabalha a mente e os músculos e ao mesmo tempo promove valores centrais, pode ser muito útil para o dia a dia.

Graças aos seus inúmeros benefícios físicos, mentais e emocionais, a prática milenar deu o pontapé inicial na Índia há cerca de cinco mil anos e ganhou muitos adeptos nas últimas décadas.

“Percebi que nas reuniões, em que costumava começar a ficar muito estressada com as coisas, comecei a incorporar algumas das técnicas de respiração e ficou mais fácil para acertar minha mente não perder o foco”, afirma Maren Showkeir, coautora do livro Yoga Wisdom at Work, que começou aderir o yoga no seu trabalho no final dos anos 1990.

Poker

Reconhecido como esporte da mente pela IMSA (Federação Internacional dos Esportes da Mente), o poker, por envolver muita estratégia, melhorar o poder concentração e exigir rapidez na tomada de decisões em momentos de pressão, pode ser muito útil no mundo dos negócios.

André Akkari, um dos maiores nomes do poker brasileiro, além de ser referência na América Latina como competidor profissional, também é um empresário bem-sucedido e um dos seus segredos é o controle psicológico. Característica importante que ele adquiriu no esporte das cartas.

 “Competidores excepcionais, assim como empresários com qualidades incríveis, muitas vezes não atingem o sucesso pois enfrentam todos os dias o seu maior inimigo que os vence no longo prazo: sua mente”, afirma Akkari.

“Navegar em cenários diferentes todos os dias, problemas, alegrias, tragédias, soluções e sustentar sua mente proativa e criativa a todo instante independente do resultado é segredo de sucesso garantido no poker e nos negócios”, completa o empresário.

Outro exemplo do poker vem do exterior. Personal trainer e dono de uma academia na cidade de Puig-reig, o espanhol Ramon Colillas acabou de conquistar o PokerSars Players Championship (PSC) nas Bahamas, um dos maiores eventos desse esporte.

Sua academia teve sucesso na pequena Puig-reig, uma cidade milenar espanhola com apenas 4.000 habitantes. Quando inaugurou o estabelecimento, Collilas estava um pouco receoso pelo fato de a cidade ser pequena e imaginava algumas dificuldades, mas suas habilidades estratégicas e controle emocional adquirido no esporte das cartas foram importantes para que o negócio fosse em frente.

Corrida

Além de melhorar a aptidão aeróbica e promover uma série de benefícios, a corrida pode dar aos praticantes uma larga lista de benefícios psicológicos. De acordo com um estudo (Efeitos do Exercício Agudo no Humor e Bem-Estar em Pacientes com Transtorno Depressivo) publicado na revista do American College of Sports Medicine, correr 30 minutos na esteira por dia já é o suficiente para aumentar os níveis de serotonina e consequentemente promover a sensação de bem-estar.

Correr também pode ajudar a reduzir os níveis de quinurenina, substâncias que estão presentes quando uma pessoa apresenta nível de ansiedade e estresse.

Durante a corrida, bloqueios mentais são destruídos e também podem surgir grandes ideias. “Muitas pessoas que ingressam na corrida com objetivos de aumentar a performance física, se surpreendem com os resultados alcançados também na vida intelectual. Durante a prática esportiva, é comum o registro de surgimento de grandes ideias”, afirma Diogo Andrade, especialista em filosofia.

Leitura

A leitura é uma das atividades mais benéficas para a mente e além de ser prazerosa e relaxante também pode acarretar em melhoria profissional. Ter o hábito de ler pesquisas e estudos sobre produtividade pode ensinar a ser mais produtivo com o tempo.

Além disso, quanto maior o tempo de leitura, maior é o vocabulário — isso facilita a expressão de ideias. Ser articulado e saber se expressar é de enorme ajuda em qualquer profissão.

Ter um vocabulário rico e poder comunicar-se com autoconfiança com qualquer pessoa pode ser um enorme impulso para a carreira profissional e não há dúvidas que a leitura pode ajudar muito nesse aspecto.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!