Como ser um líder que aproveita o máximo de sua equipe

agenciaweber

agenciaweber

Por Tiago Rosendo

Liderar uma equipe não é tarefa fácil. Mais do que comandar os funcionários, um bom líder precisa inspirar, motivar e extrair o melhor do seu time. Por isso, é fundamental que o líder saiba qual tipo de liderança deve ser aplicada de acordo com sua equipe. Há quatro tipos de liderança: diretiva, treinador, apoiador e de delegação.

A liderança Diretiva aponta o que cada membro da equipe deve fazer. Este tipo é fundamental quando há novos integrantes ou troca de funções.

O líder Treinador é aquele que apenas auxilia o seu funcionário a extrair melhores resultados de suas atividades, uma vez que este já se adaptou à função e tem a ideia clara de qual o seu papel na companhia.

A liderança Apoiadora é a que apenas apoia o profissional, incentivando e reconhecendo seus esforços, pois ele já sabe exatamente o que deve fazer e desenvolveu todas as competências necessárias para exercer sua função.

Por fim, a liderança de Delegação acontece quando o profissional tem a competência e motivação necessária para suas atividades, sendo papel do líder apenas indicar o que deve ser feito. Nesta situação, há confiança plena de ambas as partes.

Saber aplicar os tipos de liderança de acordo com a situação da equipe torna o trabalho de ambas as partes mais eficiente, mas isso é o básico. Um bom líder também deve saber identificar as características individuais e aproveitá-las da melhor forma. Para isso, é preciso entender de análise comportamental.

Há diversas técnicas que podem auxiliar o líder a detectar o tipo de profissional que está no time. Uma delas é o Profiler, que utiliza a metodologia DISC, dividindo as personalidades em quatro grupos: comunicador, planejador, executor e analista. O sistema possui assertividade de 97,97% e é aprovado pela USP e UFMG.

O Comunicador é descontraído, persuasivo e animado. Precisa de novidades constantemente, bastante interação interpessoal e tem fortes tendências de liderança. Em contrapartida, tem dificuldade de lidar com rotina e isolamento e tem medo de ser rejeitado ou de perder a qualidade de vida. Tem necessidade de chamar a atenção e não costuma ser detalhista.

O Executor tem muita força de vontade e raciocínio lógico. Adora de desafios e também pode ter tendência a liderança devido a sua autoconfiança e de saber se impor diante dos demais. Entretanto, em excesso, pode ser grosseiro e não admite seus erros. Tem necessidade de controle.

O Planejador costuma ter um comportamento tranquilo e equilibrado e adora trabalhar em equipe. Gosta de rotina, mas também precisa de muito planejamento antes de iniciar qualquer tarefa. Como contraponto, é resistente a mudanças e tem medo de magoar outras pessoas.

O Analista tem muita autodisciplina e é bastante perfeccionista e detalhista, mas prefere trabalhar sozinho. Gosta sempre de adquirir novos conhecimentos, mas precisa da aprovação dos outros, pois tem necessidade de segurança e medo de ser ridicularizado.

É muito comum encontrar características de grupos diferentes em uma só pessoa, mas o perfil é determinado pelos traços predominantes. Os que aparecem em menor escala ou são inexistentes precisam ser desenvolvidos ou melhorados. É papel do líder descobrir quem é cada um dentro de seu time e avaliar qual a melhor função para cada profissional, a fim de extrair suas melhores qualidades. Por exemplo: não é aconselhável colocar um perfil Analista em uma função que requeira interação entre equipes, ele dará melhores resultados se for selecionado para resolver problemas. O que não significa que ele não possa aprimorar sua relação interpessoal com o tempo. Um bom líder também fornece feedbacks de pontos positivos e para evolução, de forma que o profissional se desenvolva positivamente e se mantenha motivado dentro da empresa.

O desafio principal do líder é observar diariamente como cada indivíduo se comporta durante o período de experiência a fim de detectar esses perfis com mais assertividade e, inclusive, ter uma equipe pluralizada, motivada e mais eficiente. Poucas empresas utilizam estas técnicas no período de contratação devido aos altos custos e, principalmente porque a prática torna o processo mais moroso.

Para o profissional esta técnica também é fundamental, pois ele pode descobrir quais pontos podem ser desenvolvidos e, assim, trabalhar na sua evolução pessoal e profissional, sem perder sua identidade. Além disso, torna o dia a dia em equipe mais empático, pois permite enxergar as qualidades do outro para saber lidar com as diferenças e entender a importância de cada um no time.

Olhar para si e para o outro e aproveitar suas melhores qualidades é garantia de sucesso para qualquer time. Além de ter mais eficiência, a equipe se sentirá mais confortável e engajada para fazer a diferença nos negócios.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!