Justiça entende que o cancelamento de planos empresariais com pequenos grupos é abusivo – e manda restabelecer o contrato

agenciaweber

agenciaweber

No último dia 02, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu, no julgamento do Recurso Especial 1.638.280-RS, mais uma vez, que um plano de saúde empresarial feito para apenas três familiares deve ser tratado como individual/familiar. Para o consumidor isso tem implicações importantes: significa que o plano não pode ser cancelado imotivadamente pela operadora e nem ter sua mensalidade reajustada livremente (sem limite pré-estipulado).
.
A verdade é que está cada vez mais difícil fechar um contrato de plano de saúde individual. Sem opção, muitos consumidores acabam aceitando a oferta das seguradoras em firmarem um contrato que, em verdade é individual/familiar, mas comercializado sob a forma de coletivo, por meio de um CNPJ que o segurado esteja vinculado (microempresário, empresário individual, etc). “As seguradoras e operadoras de planos de saúde passaram a comercializar falsos planos coletivos, ou seja, vendem os mesmos planos individuais/familiares que vendiam antes, só que com aparência de coletivos. Para tanto, basta que o segurado tenha ou seja vinculado a um CNPJ (pessoa jurídica) para a Seguradora celebrar o contrato com essa pessoa jurídica e incluir o segurado e sua família no plano, como se fosse um contrato coletivo”, esclarece o advogado especialista em seguros e Presidente do Instituto Segurado Seguro, Sandro Raymundo.
.
A explicação para esse comportamento é a tentativa das operadoras de se esquivarem das regras firmadas para planos individuais, que impõem um teto para os reajustes das mensalidades e impedem a rescisão contratual imotivada. “Incluindo os segurados nessa falsa categoria de plano coletivo, elas acreditam estar livres dessas normas. Dessa maneira, é muito comum que algumas seguradoras imponham aumentos abusivos ou, ainda, notifiquem o consumidor de que não renovarão seu plano, justamente nos momentos em que ele mais precisa da cobertura, como quando ele atinge uma idade avançada ou é diagnosticado com uma doença grave.”, explica o advogado.
.
A recente decisão do STJ, mais uma vez, veio confirmar que apesar de serem vendidos sob roupagem de um plano de saúde coletivo, a contratação configura, de fato, de um plano individual/familiar e deve ser tratada como tal. Nela, a ministra Nanci Andrighi, relatora do caso, ressaltou que “a contratação por uma microempresa de plano de saúde em favor de uma família com três únicos beneficiários não atinge o escopo da norma que regula os contratos coletivos, justamente por faltar o elemento essencial de uma população de beneficiários.” E, completou: “a rescisão unilateral e imotivada de plano de saúde coletivo empresarial por parte da operadora em face de microempresa familiar com apenas três beneficiários surge como abuso de direito”.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!