Preposto de corretor tem que ser corretor?

agenciaweber

agenciaweber

Por André Thozeski | Corretor Profissional de Seguros (sem prepostos)

Segundo o art. 12 da Lei 4.594/64, a qual regulamenta a profissão de corretor de seguros, “o corretor de seguros poderá ter prepostos de sua livre escolha bem como designar, entre eles, o que o substitua nos impedimentos ou faltas.”

Também a Resolução 295/13 define que o corretor de seguros, pessoa física ou jurídica, “poderá nomear, sob sua responsabilidade e na forma prevista nesta Resolução, prepostos de sua livre escolha, inclusive aquele que o substituirá nos impedimentos eventuais.”

A legislação estabelece que o preposto que substituirá o corretor de seguros em seus impedimentos legais deverá estar registrado como corretor de seguros na Susep.

É aqui que reside a maioria das confusões:

Uma coisa é o Corretor nomear prepostos para atuar ao seu lado e sob a sua liderança e responsabilidade. Estes, obviamente, não precisam ser corretores, já que estarão atuando sob a supervisão e responsabilidade do Corretor Habilitado.

Outra coisa, completamente diferente, é o Corretor nomear um preposto para SUBSTITUÍ-LO, alguém que o substitua nos impedimentos ou faltas. Aqui, e exclusivamente para esta finalidade, é que o nomeado deve ser igualmente um Corretor Habilitado.

Portanto, é fundamental que isso seja compreendido, para não termos situações de ilegalidade.

Por exemplo: um Corretor Habilitado que vai ficar por alguns dias fora, em férias, em viajem, durante este período de afastamento evidentemente não estará à frente do seu negócio, não poderá assinar propostas nem estará atuando. Ele poderá nomear um preposto para SUBSTITUÍ-LO durante esta ausência. Neste caso, PARA SUBSTITUÍ-LO, o preposto nomeado deverá ser, obrigatoriamente, um profissional Corretor de Seguros Habilitado.

Já aqueles prepostos que atuarão sob a supervisão e responsabilidade do Corretor, visitando um cliente, renovando um seguro, entregando uma apólice, etc, NÃO PRECISAM ser Corretores Habilitados, pois, não estão substituindo o Corretor, mas tão somente agindo a mando e sob a responsabilidade do Corretor.

A função exercida pelos prepostos não se confunde com as atividades de ordem legal dos corretores de seguros, já que é vedado ao preposto de corretor de seguros atuar por conta própria no mercado de corretagem de seguros.

Isso está claro lá no art. 5º da Resolução 295/13.

No aspecto administrativo, segundo o artigo 8º dessa mesma resolução, em caso de irregularidade administrativa, estará o preposto de corretor de seguros sujeito à instauração de processo administrativo sancionador pela Susep para aplicação das sanções cabíveis, previstas nas normas específicas, sem prejuízo da responsabilização do corretor de seguros que requereu a sua inscrição. Assim, verifica-se que eventual atuação desconforme do preposto pode, sim, acarretar responsabilização, no âmbito administrativo, do corretor de seguros que tenha requerido a sua inscrição.

Além disso, o corretor deve se preocupar com os riscos trabalhistas. Avaliar detidamente todos os prós e contras de colocar alguém sob sua responsabilidade.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!