Reclamação verbal é suficiente para interromper decadência em caso de vício do produto

agenciaweber

agenciaweber

Quando o consumidor adquire um produto ou serviço e ele apresenta um vício, diz o Código de Defesa do Consumidor que tem o prazo de 90 (noventa) dias para reclamar, se o produto/serviço for durável, ou 30 (trinta) dias, se o produto/serviço for não durável.

O conceito de "durabilidade", aqui, para a doutrina, muitas vezes se confunde com o "consumível". Ou seja, será "durável" o produto ou serviço cujo uso não extingue a sua utilização, como uma televisão, um veículo ou um serviço de telefonia celular ou internet. Serão "não duráveis" os alimentos, bebidas e remédios.

Se não houver reclamação dentro deste prazo, opera-se a decadência, que é a extinção do direito de reclamar. O prazo começa a ser contado imediatamente, para vícios aparentes ou de fácil constatação, e a partir da sua evidenciação, em se tratando de vício oculto.

Na prática, muitas vezes os consumidores não têm armas para realizar a comprovação da reclamação, pois, mesmo que reclamem, as empresas disponibilizam poucos canais para tanto e menos ainda meios para realização de comprovações dessas reclamações.

Normalmente fornecem apenas um telefone, sem sequer fornecer um número de protocolo.

Com isso, a estratégia de algumas empresas é "enrolar" o consumidor por 90 (noventa) dias e, depois, se forem processadas, alegar decadência e se livrarem de suas responsabilidades.

Isso, apesar de extremamente comum e de conhecimento notório, acabava não sendo levado em conta pelo Judiciário. Mas as coisas podem estar mudando.

Recentemente, um consumidor passou por caso exatamente como a situação acima descrita. Em sentença, o juízo ignorou a reclamação verbal e declarou a decadência. Em segunda instância, manteve-se esse entendimento.

Mas o STJ reformou a decisão, reconhecendo a reclamação verbal como suficiente para obstar a decadência, permitindo que prova testemunhal fosse feita para tanto.

É, sem dúvida, uma vitória para os consumidores. Mas, não sejamos ingênuos: o consumidor deve sempre fazer reclamações de formas mais evidentes de se comprovar. Se o caso é sério, o tempo está passando e a empresa continua apenas nos telefonemas, sugere-se realizar uma reclamação expressa e por escrito, na forma de uma notificação extrajudicial, acusando a existência do defeito e exigindo que a empresa se posicione.

A notificação deve ser enviada por correio, com aviso de recebimento.

É claro que essa é só uma das formas de se provar, mas, talvez, seja a mais eficaz e recomendada.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!