Recriação da CPMF: um ornitorrinco jurídico a nos assombrar

agenciaweber

agenciaweber

Não é segredo que o Brasil passa pela maior crise dos últimos 20 anos. As conquistas do Plano Real parecem ter ido por água abaixo, já que muitos indicadores remontam ao pior cenário desde o início dos anos 90, já suficientemente traumáticos.

A crise é tão grave que até o governo já passou a admiti-la publicamente, mesmo mais de um ano após o aparecimento dos primeiros sinais.

Como estamos acostumados às mentiras, a sinceridade soa particularmente preocupante neste momento.

Enfim, em meio às desagradáveis conversas políticas de cortes de gastos, surgem as que agradam a política e sufocam a sociedade: aumento de tributos.

O jornal O Globo de 27 de agosto de 2015 noticia que o governo pretende recriar a CPMF, por ser um tributo eficiente na arrecadação e fiscalização, tendo em vista que tudo ocorre automaticamente com a realização das operações financeiras.

O problema da CPMF é que além do evidente desapreço da população, existe também uma resistência forte por parte dos parlamentares, provavelmente em razão da repulsa do povo diante dessa velha novidade.

O Planalto, então, pensou em dividir a arrecadação desse novo tributo com os Estados e Municípios, acreditando, e com certa razão, que a política estaria disposta a "se queimar" mais um pouco por alguns trocados a mais.

Dias depois, sob protestos do Ministro da Fazendo, Joaquim Levy, que é enfático em dizer que o governo precisa de mais fontes de arrecadação, anunciou-se a desistência de recriação do tributo, pois a ideia realmente "pegou mal".

Como consequência da falta de nova fonte de arrecadação tributária, o Executivo entregou um bizarro orçamento com previsão de déficit de R$ 30 bilhões em 2016.

Diante desse cenário, pergunto ao contribuinte: você se sente seguro de que realmente não recriarão a CPMF, ainda que com outro nome?

Chamo a atenção para o fato de que, se o tributo vier a ser lançado com o formato de "contribuição", enquanto espécie tributária, não há como ela ser criada em benefício de todos os entes públicos, conforme aventou o Planalto. Com efeito, as contribuições, por sua própria natureza, possuem "destinação específica", com o intuito de incrementar a arrecadação de órgão, autarquia, setor da economia, a União etc…

A título de exemplo, as contribuições sociais (o popular "INSS") se destinam ao financiamento da Seguridade Social (saúde, previdência social e assistência social), não podendo ser divididas com Estados e Municípios.

No caso da própria CPMF no passado, o intuito previsto em lei era o financiamento da saúde. Óbvio que tão logo foi instituída a cobrança, foram criados sistemas de desvio mais sofisticados, mas que acabavam jogando o dinheiro para os cofres da União. Mesmo assim, não lhe seria possível, dada a legislação Financeira, distribuir esse dinheiro com Estados e Municípios.

Os moldes pretendidos para a recriação da CPMF, ao menos de acordo com o que começaram a planejar, são totalmente contrários à Constituição Federal.

Tanto a suposta desistência de instituição quanto a possibilidade de dividir a arrecadação do tributo com os Estados e Municípios, se criado, podem ser blefes do governo federal.

Mas uma coisa é certa: ainda que ele seja recriado conforme projetos anunciados, dificilmente a contribuição será constitucional.

Só que como ensina a experiência, a contribuição, ainda que inconstitucional, será vigente por pelo menos uma década. Poucos contribuintes reclamarão da exação e os cofres públicos ficarão mais cheios em detrimento da própria Constituição Federal.

Pretendem, enfim, dar um jeitinho brasileiro a mais um tributo, criando um novo ornitorrinco jurídico. O Brasil, sem dúvida, há tempos é a Austrália da tributação. Mas não espere por um simpático coala, ou mesmo um curioso canguru.

Contribuintes, continuem atentos. Não é novidade no Brasil a instituição de projetos impopulares na calada da noite. Alguns tributos também já surgiram ou foram assim modificados.

Para um governo que atualmente possui cerca de 7% de popularidade e que está em pé de guerra com a responsabilidade fiscal, mais uma má impressão da população não parece ser o maior dos problemas, já que a apresentação de orçamento com déficit parece algo juridicamente muito mais grave para a própria manutenção do governo.

Portanto, temam. A CPMF ou outras versões dela devem continuar por aí para nos assombrar por algum tempo.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!