A importância da atividade física para a prevenção do câncer de mama

agenciaweber

agenciaweber

Por Vanessa Gordilho | Diretora-geral da Qsaúde

SÃO PAULO – Na última terça-feira (19), o mundo celebrou o dia da luta contra o câncer de mama. Bem no meio do Outubro Rosa, a data nos lembra do quanto ainda precisamos ter muita atenção a esta doença que, só no ano passado, foi diagnosticada em mais de 66 mil mulheres no Brasil, segundo incidência estimada do Inca (Instituto Nacional do Câncer). Isso representa quase 30% dos tumores malignos que acometem o sexo feminino. Esse tumor também é o que mais mata. Em 2019, consolidado mais recente do instituto, foram mais de 18 mil vidas perdidas para a doença.

Atuando na área da saúde, passei a acompanhar mais de perto esses indicadores, porque eles afetam diretamente a vida das nossas famílias e também o modo como gerenciamos o cuidado. Além do impacto imensurável que a doença provoca nas vidas de milhares de mulheres, os efeitos são sentidos no sistema de saúde como um todo. Por isso é tão importante diagnosticar precocemente e, mais, evitar que o câncer de mama apareça.

Este mês, o Inca divulgou a pesquisa "Número de casos e gastos com câncer de mama no Brasil atribuíveis à alimentação inadequada, excesso de peso e inatividade física". A relação pode até parecer básica, porque sempre é falado como os hábitos influenciam a saúde, mas o resultado que a Coordenação de Prevenção e Vigilância do Inca obteve é chocante: pelo menos 13% dos casos de tumores de mama em 2020 no Brasil poderiam ter sido evitados com mudanças de estilo de vida.

Detalhando essa porcentagem: cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física. Segundo o Inca, quase 13% dos gastos federais do SUS em 2018 com o tratamento de câncer de mama seriam poupados caso esses fatores fossem reduzidos. E, nessa parcela, o principal hábito a ser implementado é a prática de atividade física, que poderia ter evitado 4,6% dos custos com a doença no Brasil.

Desde a adolescência, eu sempre tive a atividade física como algo fundamental para o meu corpo e a minha saúde. E esse conceito segue guiando a minha vida e a da minha família. Mas, infelizmente, a atividade física ainda não é vista assim. De acordo com a União Internacional para o Controle do Câncer, 28% das mulheres de 20 países ainda não enxergam a falta de atividade física como um fator de risco para o câncer. Por isso é tão importante estimular os hábitos saudáveis.

Sou muito encantada pelo modelo de gestão da saúde da Qsaúde, que visa à promoção do bem-estar através da atenção primária e do acompanhamento contínuo dos nossos clientes, tudo isso tendo a tecnologia como uma aliada. Pensar assim é dar um passo à frente do câncer de mama e de outras doenças. Além de ser mais barato, é muito melhor para as pessoas evitar que as doenças apareçam – ou tratar o quanto antes, evitando que os efeitos sejam mais graves.

Em comemoração ao Outubro Rosa, por exemplo, alertamos todas as clientes da Qsaúde sobre a importância de ações de prevenção do câncer de mama. Convocamos para que elas façam uma consulta com o médico de família para uma avaliação completa. E esse é um cuidado contínuo: junto dos nossos parceiros, atuamos para que adotem hábitos saudáveis. Queremos que as mulheres estejam sempre atentas e cuidem do seu corpo.

O Brasil está comprometido, através da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em diminuir o número de mortes por cânceres como o de mama. Como população, com ações individuais, mas também como representantes de um setor tão importante quanto a saúde suplementar, temos a missão de seguir estratégias que garantam uma população saudável.

Todo ano, especialmente em outubro, quando o câncer de mama ganha os holofotes, é falado como o diagnóstico precoce e o cuidado contínuo com a saúde salva vidas, mas é necessário seguir insistindo nisso, porque podemos e queremos salvar muitas mais.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!