Qualicorp apoia projeto para a construção do Museu Marítimo do Brasil

agenciaweber

agenciaweber

Inscrições para o concurso da escolha do projeto arquitetônico se encerram no dia 23 de julho. Espaço terá objetivo de promover o conhecimento sobre a relação histórico-cultural do brasileiro e o Mar

A Qualicorp, maior administradora de planos de saúde coletivos, está apoiando o projeto do Museu Marítimo do Brasil, que será erguido no píer do Espaço Cultural da Marinha, entre a Praça XV e Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro.

A empresa é uma das patrocinadoras do concurso do projeto de arquitetura, promovido pelo Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), em parceria com a Marinha do Brasil, e organizado pelo Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ), para a definição do estudo preliminar para o futuro museu. As inscrições para o concurso de projeto de arquitetura destinadas a equipes multidisciplinares se encerram no próximo dia 23 de julho.

"A construção do Museu Marítimo tem um objetivo nobre: o de reconectar a relação histórica e cultural dos brasileiros com o mar", afirma Pablo Meneses, vice-presidente de Operações e Relacionamento da Qualicorp. "Para nós, apoiar projetos nas áreas da saúde, esporte e cultura é mais uma forma de proporcionar bem-estar e qualidade de vida à sociedade."

O píer do Espaço Cultural da Marinha, local em que o Museu Marítimo será erguido, fará parte de um complexo de museus e centros culturais existentes no Centro do Rio, como o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu do Amanhã, o Centro Cultural do Banco do Brasil e a Casa França-Brasil.

"O Rio de Janeiro terá uma nova joia, o Museu Marítimo do Brasil. E, evidentemente, o mar é a figura mais importante do seu entorno, de modo que uma das exigências é que, a partir do prédio do museu, os visitantes tenham uma plataforma para olhar o mar", enfatiza o Vice-Almirante José Carlos Mathias, que está à frente da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).

O Projeto Museu Marítimo do Brasil – Fase 1 – é realizado pelo DCAMN, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. Além da Qualicorp, o projeto conta com o patrocínio de outras empresas. As inscrições para o concurso devem ser feitas neste site.

Por meio do concurso, pretende-se obter uma proposta arquitetônica inovadora, que afirme a excelência da arquitetura contemporânea brasileira e gere valor tanto à instituição quanto ao entorno urbano onde estará inserida. Além do museu, haverá, também, um auditório, um restaurante e uma cafeteria, disponíveis para a população em geral.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!